A nova Ministra dos Esportes, a ex-atleta Ana Moser, fez uma declaração dizendo que os e-Sports não é um esporte de verdade e comparou a modalide com entretenimento, causando críticas no país inteiro. Ela disse que não investirá no segmento e isso causou alvoroço entre os donos de equipe, atletas e futuros atletas.
“A meu ver o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então você se diverte jogando videogame, você se divertiu. O atleta de e-sports treina, mas a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta, ela é uma artista que trabalha com entretenimento”, disse a Ministra Ana Moser.
O país ainda está em discussão sobre uma legislação que dirá se e-Sports é ou não esporte de verdade. Em vários sites profissionais da área deram sua opinião sobre o assunto e anda gerando polêmica.
Um dos que criticaram fervorosamente a fala de Moser foi Bruno ‘Nobru’ Goes, considerado o melhor jogador do mundo. Ele que é profissional de Free Fire e streamer, fez declarações em suas redes sociais falando do esforço dos atletas e dizendo que eles também são esportistas, assim como ela.
Essa polêmica gera confusão, porque sem ser classificado como Esporte, os atletas do e-Sports não têm direito ao Bolsa Atleta, Lei de Incentivo ao Esporte. E com isso, muitos jogadores novatos, que dependem desse dinheiro para se dedicar ao esporte, ficam prejudicados.
Um dos promissores jogadores de e-Sport João Vitor Belizario, que ainda está no Ensino Médio, é um dos exemplos que podem se beneficiar dessa bolsa para continuar os estudos e praticar o esporte que tanto ama.
“Treino todos dias, não só jogando, mas me preparando fisicamente para aguentar horas e horas em frente ao computador. e-Sport é um Esporte sim!”, afirma o jovem promissor.
Essa conversa ainda vai longe, afinal o novo governo está só começando e este ano já estão marcadas as principais etapas de campeonatos de e-Sports do Brasil e do mundo e todos os atletas desta categoria já estão em plena atividade de preparação, física e psicológica para ganharem.