UFC Rio: Cirurgião plástico Dr. Rodrigo Gimenez analisa grave lesão de Deiveson Figueiredo

Dr. Rodrigo Gimenez é médico cirurgião plástico

O ex-campeão do UFC Deiveson Figueiredo sofreu uma grave lesão durante o combate do último sábado (21), no Rio de Janeiro, ao ser golpeado na face pelo mexicano Brandon Moreno. Após breve análise dos médicos do evento, o brasileiro foi impedido de voltar ao confronto e, assim, a luta foi encerrada, consagrando o rival como campeão.

De acordo com a nota divulgada pela assessoria do atleta, Deiveson passou por uma avaliação médica em que foi constatada uma fratura com afundamento de ossos nasais, mostrando a possível necessidade de cirurgia. Segundo o médico cirurgião plástico Dr. Rodrigo Gimenez, que analisou as informações divulgadas na nota, alguns procedimentos devem realmente ser realizados para recompor o rosto do brasileiro.

“Na nota oficial, foi diagnosticado através de uma tomografia computadorizada que o lutador está com uma fratura de ossos nasais. Considero esta parte a mais importante. Será necessária uma cirurgia para a reconstrução dessa área, e o período de recuperação pós-cirúrgico será longo, principalmente para que ele tenha condições de competir novamente”, explicou o médico.

“Já o edema nos planos músculo-adiposos adjacentes, citados na nota oficial, se trata de um inchaço de partes moles, que se deve à fratura com lesão de tecidos ao redor, por ter sido um trauma muito agudo. Já a hemorragia subconjuntival é a mancha de sangue que surgiu em toda a área da parte branca do olho. Ambos os diagnósticos podem ser observados ao ver as imagens da luta e o rosto do atleta”, pontuou o cirurgião.

Por fim, o Doutor reafirma a importância de respeitar o período de repouso e que a volta ao octógono só deve acontecer após liberação da equipe médica. “Como a área da fratura é no rosto, região muito delicada e atingida durante os confrontos, a cirurgia de reconstrução será delicada, a calcificação da área precisará de tempo e o repouso pós-cirúrgico deve ser seguido à risca.” finalizou.