Com faturamento de bilionário, Semana de Moda de Milão já movimenta cidade; empresário Jonatas Mautone comenta

Na próxima semana, entre os dias 21 e 27 de fevereiro, os olhos do mundo de voltarão para a Semana e Moda de Milão. As grifes mais famosas do mundo estarão nas passarelas para encantar os olhos da plateia e dizer o que será tendência nas próximas estações. Serão 165 atrações entre desfiles físicos, digitais, apresentações e eventos. Além disso, o evento tem forte influência econômica. Em 2022, o faturamento foi de 98 bilhões de euros.

O empresário Jonatas Mautone, que assistirá ao evento, comenta que Milão se diferencia por ser o berço da moda, das grandes marcas e grifes, como como Gucci, Dolce & Gabanna, Giorgio Armani, Versace, Prada e outras. O empresário pontua que, em Milão, foi onde tudo começou, serviu de inspiração para o resto do mundo e todos estão prontos para o que acontecerá durante a semana.

Foto divulgação
Foto divulgação

“A expectativa é enorme. Pessoas amantes da moda aguardam ansiosamente meses para estarem presentes nas edições do Fashion Week e serem as primeiras a conferirem quais serão as próximas tendências do outono/inverno. Toda semana de moda, cada marca tem a sua proposta e quer levar uma mensagem. É muito particular. As grifes querem deixar marcado no público suas propostas, símbolos e estilos”, disse.

Segundo o empresário, que já está em Milão, o glamour na cidade se multiplica nos dias que antecedem a Fashion Week. Jonatas ressalta que a cidade respira alta moda o ano todo, mas, nesse período o clima se intensifica.

“Onde você circula pela cidade vê moda. Muitas grifes organizam os desfiles e apresentações nas ruas do centro. Pessoas que trabalham na organização, estilistas, revistas e televisões já circulam por toda parte. É claro, o que não podia faltar, as modelos que chegam de todas as partes do mundo para os testes para serem aprovadas e desfilarem na semana da moda. A modelo confirmada para o desfile precisa também passar por um processo chamado ‘fitting’, onde as roupas são testadas pela primeira vez”, contou.

Jonatas comenta que a influência da semana da moda é gigantesca. Muitos famosos são vistos como inspiração de estilo ao usar roupas e calçados que são expostas nas passarelas, o que alavanca o setor e o consumo pelo mundo. Algumas marcas aproveitam ainda a influência das redes sociais e contratam blogueiras para desfilar, tendo como intenção alcançar o público que as segue.

“Muitas celebridades e blogueiras também assistirão os desfiles. Economicamente, a alta moda não para de crescer. Além de terem aumentado a exclusividade para o público luxury, as peças duplicaram e até triplicaram o valor de três anos pra cá”, concluiu.