Reuse Cápsulas de Café e Resíduos Têxtil como acessórios – Ylka Gomes – Canal Linha Ecológica

Estamos vivendo um mundo cada vez mais consumista e isso traz consequências desastrosas para o meio ambiente, pois além da poluição nos processos de industrialização, o quantidade de lixo gerado é enorme e precisamos, além de repensar o nosso consumo, pensarmos também no descarte correto. Preocupada com o destino do nosso planeta, Ylka Gomes, Gestora Ambiental, Comunicadora e Criadora de Conteúdo Digital no Youtube e Instagram, criou o  canal Linha Ecológica, um canal de comunicação e conscientização de responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e consumo consciente.

A tarefa de garantir o descarte correto não é fácil e muito menos simples, mas se faz necessário para evitar que esse lixo continue acumulando e poluindo os nossos rios, oceanos, como a nossa fauna e flora, alerta Ylka. Por exemplo, as cápsulas de café, como os resíduos têxteis, são materiais que impactam e muito o meio ambiente, por isso a importância de buscar cada vez mais soluções eficientes para o descarte.

As cápsulas de café, se comparadas ao processo de café convencional (utilizado com filtro de café) geram um lixo muito maior e muito mais poluente, pois, além do agravante de possuir o alumínio, em algumas embalagens existe também o plástico.  Para começar o processo de descarte corretamente é preciso separar os materiais não orgânicos e orgânicos, como o café e já existem empresas responsáveis  que contribuem com os pontos de coleta para o descarte correto e a reciclagem adequada do alumínio que é 100% reciclável, do plástico e do café, que é separado e utilizado como adubo (borra do café).

Para os resíduos têxteis é ainda mais complicado, isso pelo fato da indústria têxtil ser uma das indústrias mais poluentes do mundo.  Conforme o levantamento publicado pela Global Fashion Agenda em 2022 (organização sem fins lucrativos), a indústria da moda é a segunda mais poluidora do mundo e o seu impacto é tão preocupante devido ao seu gasto de água, energia, trabalho escravo, poluição do ar e do solo devido os materiais presentes nos tecidos. E quando falamos de resíduos têxteis estamos falando de materiais como o plástico que está presente no poliéster, materiais sintéticos, o algodão que apesar de ser uma fibra natural consome um percentual (%) consideravél de inseticidas (altamente poluentes para os nossos solos), além dos componentes químicos, entre outros…

Pensando em como diminuir os impactos desses lixos no meio ambiente, quanto mais alternativas eficientes tivermos para reaproveitar esses materiais que utilizamos no nosso dia a dia, melhor. E uma boa alternativa  são os acessórios feitos com o reaproveitamento de cápsulas de café e resíduos têxtil e ,antes de você perguntar como, Ylka explica como isso é possível.

Cada vez mais artesãos buscam esses tipos de materiais como matéria-prima  para poderem ter uma renda e contribuir com o meio ambiente, gerando um novo nicho para o mercado e mostrando que o reaproveitamento é lucrativo, mas acima de tudo necessário para o nosso futuro e que o reaproveitar, o reciclar, tem muito mais valor do aquele produto feito com um material que você desconhece e ainda impacta as nossas cidades, estados, o nosso país, o nosso planeta que é a nossa casa maior.

E o que pode ser feito quando reaproveitamos esses tipos de materiais? Produtos bem interessantes que incentivam o consumo consciente. Conheça algumas dessas alternativas:

Cápsulas de café: Após o processo de reciclagem o artesão transforma em acessórios, como colares, brincos, suportes para guardar objetos, entre outros utensílios…

Resíduos têxteis: Com o descarte realizado pelas grandes indústrias, marcas menores e artesãos resgatam esses resíduos transformando em colares, pulseiras, tiaras para cabelo e outros acessórios feitos com essas malhas, de diversas cores, bastante versáteis e úteis para aquele look “eco fashion” e de muita consciência.

Através dessas boas práticas sustentáveis de reaproveitamento percebemos a quantidade de materiais que temos e que geralmente são descartados, mas que podem ser reciclados e reutilizados com uma nova finalidade, gerando novas histórias e evitando o impacto socioambiental negativo, pois quando poluímos diretamente ou indiretamente, estamos prejudicando não só o meio ambiente, mas também a nós mesmos, ou seja, a sociedade. Então, quanto mais marcas conscientes, novas alternativas eficientes como essas,  melhor para todos nós.

Contribuir com o meio ambiente é simples, basta cada um fazer a sua parte.  #facaasuaparte